Dia 14 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Cardiologista. Um médico cardiologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções cardíacas e cardiovasculares (relacionadas à circulação sanguínea), além de realizar cirurgias.
Segundo Dr. Frederico “Cardiologia é muito mais do que cuidar das enfermidades que envolvem o sistema cardiovascular, hipertensão, arritmias, doenças coronarianas e pedir exames, é para mim, entender os anseios de cada um, valorizando suas queixas e jamais banalizá-las, é ser uma referência para os pacientes nos momentos de aflição, dando a eles amparo, alívio e segurança, ser claro nos diagnósticos, prognósticos e escolher sempre a melhor forma de falar com eles numa linguagem compreensível.”
Assim como comentou o Dr. Frederico, a cardiologia tem muitos tipos de exames diagnósticos, que são indicados aos pacientes de acordo com suas necessidades e histórico de saúde. O especialista garante que a regularidade das visitas ao cardiologista é diretamente proporcional às suas condições físicas atuais, idade e antecedentes familiares.
Pelo menos uma vez por ano, mesmo quando não haja sintomas ou queixas é sempre recomendável para tentar prevenir e ou antecipar diagnósticos.
Dr. Frederico Bechuate
Cardiologista e Clínico Geral. Membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Sociedade Brasileira de Cardiologia, American College of Cardiology e da European Society of Cardiology.